O final de semana de estreia das principais categorias do automobilismo nacional em Minas Gerais teve a vitória mineira do piloto monlevadense Edson Coelho Jr, patrocinado pela EMC Sistemas, na disputa do Campeonato Brasileiro de Turismo. Na primeira prova da etapa, disputada no sábado, Edson Coelho, piloto da equipe W2 Racing, cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

Ontem, na segunda corrida do final de semana de rodada dupla, o único piloto da casa levou a melhor e terminou no topo do pódio no Circuito dos Cristais, em Curvelo, que recebeu as categorias pela primeira vez. O piloto da W2 Racing cruzou a linha de chegada em segundo, porém Márcio Campos, que terminou na frente, foi punido por não cumprir com o tempo mínimo estabelecido no regulamento para o pit-stop obrigatório e acabou terminando em quinto.
"A emoção de vencer em casa, no evento de estreia da Stock Car em Minas Gerais é indescritível! Fantástico ter família e muitos amigos próximos. Também impressionante a presença e a vibração do público mineiro com as corridas. Obrigado à @W2racing e a todos que torceram, por contribuirem para este resultado mais que especial. Que o Autódromo Internacional de Curvelo se concretize como um dos principais do país", avaliou Edson Coelho Jr.
O campeonato
Mesmo com a vitória do mineiro, o gaúcho Márcio Campos segue liderando o campeonato, com Gabriel Robe, que também foi punido e terminou em oitavo, na vice-liderança do Brasileiro.
Assim, a luta pelo título da temporada segue acirrada para Interlagos. Campos soma 187 pontos, contra 183 de Robe. Marco Cozzi, que terminou a disputa deste domingo em sétimo lugar, segue em terceiro, com 162 pontos, enquanto Edson Coelho Jr subiu para quarto no campeonato, com 159. Pietro Rimbano, que perdeu a chance de lutar pela vitória após um toque no carro de Dennis Dirani, é o quinto, com 150. Matematicamente, os cinco primeiros sustentam chances de título.
Raphael Reis, da Hitech Racing, terminou a disputa de ontem em segundo lugar, enquanto Antonio Matiazi completou o pódio, com Giulio Borlenghi vindo em quarto. Campos fechou apenas em quinto após a punição. Pior para Dirani, que liderou a maior parte da corrida, mas acabou ficando apenas em sexto depois do incidente com Rimbano. Cozzi garantiu o sétimo lugar, à frente de Robe e Rimbano, dentre os nove que completaram a corrida.
A corrida final do Brasileiro de Turismo em 2016 acontece em 11 de dezembro, dentro de três semanas, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.